TUBOS DE CONCRETO (MANILHAS) PARA ÁGUA PLUVIAL E ESGOTO SANITÁRIO

TUBOS DE CONCRETO (MANILHAS)
Os tubos pré-moldados em concreto são peças circulares pré-moldadas em concreto, com encaixe tipo Macho-Fêmea ou Ponta-Bolsa, podendo ser armados ou não. São utilizados dentro do setor de saneamento básico na condução de drenagem, esgoto sanitário, efluentes industriais, galerias de águas pluviais, drenagem de aeroportos e rodovias, bueiros. Estas peças são dimensionadas de acordo com a sua necessidade de vazão, especificidade (condução de água pluvial ou esgoto/ efluentes) e resistência mecânica necessária (de acordo com a carga que atuará sobre a peça), sendo assim, quanto maior a resistência do produto, maior será o número de sua classificação. Os tubos de concreto devem ser fabricados de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
• Tubos de concreto destinados a águas pluviais:
» Com armação: PA 1, PA 2, PA 3, PA 4;
» Sem armação: PS 1 e PS 2;
• Tubos de concreto destinados a esgotos sanitários:
» Com armação: EA 1, EA 2, EA 3, EA 4;
» Sem armação: ES;
Tubos Simples, não armados, que tem as nomenclaturas: PS1 ou PS2




































VANTAGENS DOS TUBOS DE CONCRETO: Confiabilidade, Normatização, Qualidade, Funcionalidade, Desempenho, Manutenção e Limpeza; O Brasil tem uma longa tradição na utilização de tubos de concreto em obras de canalização de águas pluviais e esgoto sanitário; Normas da ABNT de especificação e metodologias de ensaios definem suas condições de qualidade e resistência; Trata-se de um material rígido, não sujeito a ocorrência de ovalização ou esmagamento sob ação de cargas, garantindo a estabilidade de aterros e condições favoráveis de escoamento hidráulico; Seus sistemas de encaixe (ponta e bolsa ou macho e fêmea) permitem fácil execução e garantem confiável estanqueidade destes pontos; Possuem excelente desempenho no transporte de líquidos agressivos de várias procedências, como esgotos sanitários, efluente industriais e líquidos aquecidos e corrosivos; Os procedimentos de manutenção e limpeza são de domínio público, o que torna o processo mais fácil e seguro.
O desempenho de uma obra com tubos de concreto depende da qualidade dos produtos que precisam respeitar algumas regras, como por exemplo, os limites de velocidade do local, a declividade, o dimensionamento estrutural e hidráulico, entre outros.
Temos dois tipos de Tubos para águas pluviais: os SIMPLES (sem armação de ferro) que são classificados em PS1 e PS2 e os ARMADOS (com armação de ferro) que são classificados em PA1, PA2, PA3 e PA4, ambos são fabricados com juntas rígidas (argamassa) e a diferença de cada um está no seu devido uso e na resistência de cada um, a necessidade de uso deverá ser calculada conforme a necessidade de cada obra e de cada cliente.
Temos também outros Tubos que são para esgoto sanitário, que são todos armados e fabricados com juntas elásticas, esses tubos são classificados em EA1, EA2, EA3 e EA4.
Os tubos de junta rígida são usados em todo o processo de drenagem. Os sistemas de encaixe são rejuntados com argamassa de areia e cimento em vez de anéis de borrachas. A instalação dos tubos é um dos primeiros trabalhos a serem desenvolvidos na obra junto com os serviços de terraplenagem.
Eles podem ser armazenados em canteiros para uso posterior. Por isso, é aconselhável que eles sejam colocados na posição horizontal. É importante que fiquem perto das valas para não gerar sobrecargas não previstas e contribuir para possíveis rupturas do solo e fechamento da vala. O recomendado é que os tubos sempre sejam laçados externamente pelo seu diâmetro com a utilização de cabos de aço flexíveis ou fitas corretamente dimensionadas.
Tubos sem o encaixe são chamados de tubos com Junta Lisa.






Meia Cana para Cocho para Pecuária: utilizados na construção de Cochos de concreto




Canaletas Meia Cana para Cocho para Água Pluvial: São peças mais utilizadas para construção de tubulações de água pluvial.