MEIO-FIO DE CONCRETO EXTRUSADO - EXTRUSORAS DE CONCRETO

MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO FIO E SARJETA DE CONCRETO, MODELO MAQ-01:







VÍDEO DA MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO FIO E SARJETA DE CONCRETO, MODELO MAQ-01:


MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO FIO DE CONCRETO, MODELO MAQ-02:






VÍDEO DA MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO FIO DE CONCRETO, MODELO MAQ-02:




Os Meio-fios são construídos para limitar, fisicamente, a plataforma das vias. Sua principal função é proteger a borda da pista contra a erosão causada pelo escoamento das águas. Podem ser pré-moldados ou executados in loco. No segundo caso, são feitos com fôrmas de madeira ou de maneira mecanizada, com Máquinas Extrusoras. Estas Máquinas são abastecidas com concreto e tem rápida execução.
MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO FIO E SARJETA DE CONCRETO, MODELO MAQ-01:
A Máquina Extrusora de Perfil de concreto MAQ-01 é utilizada na construção em processo contínuo de meio-fios e sarjetas, e consegue unir velocidade de produção com qualidade, resultando em excelente produtividade. Equipada com motor à diesel ou à gasolina, a máquina avança de 10 em 10 cm deixando para atrás de si uma parte do perfil extrusado pronto. Possui capacidade para até 800 metros lineares de meio fio por jornada de 8:00 horas de trabalho.
DIMENSÕES DO MEIO FIO – Base Superior: 10 cm; Base Inferior: 15 cm; Altura: 15 ou 20 cm. DIMENSÕES DA SARJETA – 13 cm de largura x 5 cm de altura. Nossa extrusora não faz a sarjeta completa, apenas uma base de 13 cm largura x 5 cm de altura, o restante é feito manualmente com a própria colher de pedreiro, deixando assim a opção para fazer a sarjeta com a medida que o cliente desejar. Para fabricar o meio fio sem a sarjeta, basta desparafusar a sarjeta. Podemos adaptar a Máquina para soltar o Meio-fio com 09 cm de base superior x 12 cm de base inferior x 15 ou 20 cm de altura (PADRÃO DNIT).   
DADOS TÉCNICOS – Dimensões da Máquina (Largura x Altura x Comprimento): 0,80 x 0,90 x 2,40 metros; Peso da Máquina com o motor à gasolina: aproximadamente 300 kg; Peso da Máquina com o motor à díesel: aproximadamente 320 kg; Produção: 100 metros lineares de meio fio por hora, ou seja, 800 metros por dia com 8 horas de trabalho (depende de agregados de boa qualidade e bom desempenho da equipe de trabalhadores); Direção: Manual; Motor à Díesel de 5,0 cv ou à Gasolina 5,5 cv (à critério do cliente), marca Branco (à critério do cliente).
MINI-EXTRUSORA PARA EXECUÇÃO DE MEIO-FIO SIMPLES DE CONCRETO, MODELO MAQ-02:
Nossa Mini-Extrusora é indicada para pequenos trabalhos, podendo ser utilizada em serviços de jardinagem, estacionamentos, praças, pequenas obras de urbanização e paisagismo, entre outros. DIMENSÕES DO MEIO FIO – Base Superior: 10 cm; Base Inferior: 15 cm; Altura: 15 cm ou 20 cm. A Mini Extrusora MAQ-02 não fabrica a Sarjeta, somente o Meio Fio. 
INSTRUÇÕES DE USO DA MÁQUINA E DICAS PARA O BOM ACABAMENTO DO MEIO FIO:
– Primeiramente coloque a máquina sobre a escavação, em seguida retire o pneu do lado direito, pois a máquina desliza sobre a guia. Abaixe a máquina na escavação acionando os reguladores de nível dianteiro e traseiro. Coloque uma linha aproximadamente 10 cm da beira da escavação para alinhar a máquina. Acione o motor, em seguida abasteça o tanque para concreto da máquina. 
– O acabamento do meio fio deverá ser feito o mais rápido possível, após a passagem da extrusora. Nunca deixe de fazer o acabamento enquanto o concreto está úmido. Não usar demasiada pressão na ferramenta que fará o acabamento. Cobrir a maior distância possível a cada passada de acabamento, para evitar deformações causadas pelas diferentes pressões sobre a ferramenta.
– Para meio fio com sarjeta, é necessário fazer uma escavação. Para meio-fio sem sarjeta não é necessário a escavação, podendo ser feito em cima da massa asfáltica.
– Para o bom funcionamento da máquina extrusora, alcançando a produção de 800 m de meio fio/dia, recomendamos 5 pessoas operando, sendo: 1 para alinhar, 2 para abastecer, 1 para ajudar a descer o concreto e outra para arrematar a beirada da escavação e fazer entrada de garagem. Na entrada de garagem o meio-fio deve ser cortado, colocando uma régua e fazendo o arremate manual.
– No TRAÇO (mistura de agregados, água e cimento) do MEIO FIO, para ter um bom acabamento, recomenda-se usar cimento, brita zero ou 1 e areia fina. A mistura do concreto deve ser úmida e não mole.
– Para melhor acabamento do Meio fio, recomenda-se utilizar: 1 saco de cimento (2 latas), 9 latas de areia fina e 9 latas de brita zero. OU 1 saco de cimento (2 latas), 9 lata de areia fina e 7 latas de brita 1.
CUIDADOS GERAIS COM AS EXTRUSORAS E O MOTOR:
– Sempre que operar a Máquina extrusora de meio fio, use E.P.I.’s (equipamento de proteção individual);
– Não deixe a Máquina de meio fio e sarjeta sozinha quando estiver em funcionamento;
– A lubrificação do pistão da Máquina extrusora deve ser feita 2 vezes ao dia nas graxeiras de lubrificação, utilizando graxa;
– Não utilizar objetos largos para descer o concreto no tanque da Máquina, para não correr o risco de quebra de Rolamento, Eixo e Engrenagem;
– Cuidado com o transporte da Máquina e jamais puxá-la com algum veículo, p/ não danificar sua estrutura; Sempre limpe a Máquina após o uso e antes de armazená-la;
– Não toque nas peças quentes do motor, isso poderá causar queimaduras graves;
– Mantenha afastada a Máquina c/ motor de produtos inflamáveis;
– Evite derramar combustível ao abastecer o motor;
– Opere em local ventilado;
– Desligue o motor e deixe-o esfriar antes de fazer o reabastecimento;
– Não adicione combustível enquanto houver fumaça ou fagulhas ou chamas perto do equipamento. Os gases de exaustão têm calor suficiente para iniciar a combustão de alguns produtos e materiais;
– Não inale os gases produzidos pelo equipamento, pois são ricos em dióxido de carbono que é altamente venoso, podendo causar náuseas e até a morte;
– Certifique-se que a tampa de óleo esteja apertada antes do motor entrar em operação;
– Outros cuidados com o Motor e o Nível de Óleo do Motor, favor olhar o Manual de Instruções, enviado junto com nossa Máquina extrusora para fabricar meio fio com e sem sarjeta. Lembrando que a qualidade do óleo do motor é um dos fatores mais importantes para o desempenho do motor e da sua vida útil;
– Não execute nenhuma operação com a Máquina de fabricar meio fio e sarjeta de concreto antes de ter o conhecimento de todo o conteúdo do Manual de instruções que enviamos por E-mail ao cliente. O objetivo do manual é de instruir o operador e, desta forma, evitar danos decorrentes do mau uso ou manutenções deficientes ou incorretas.